quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Real ou Fictício?



Aos super-heróis atribuem-se capacidades físicas acima da média e, normalmente, apelam para que o bem tenha supremacia.

Originário do planeta Krypton, o Super Homem foi enviado pelo seu pai para a terra. Rebatizado, pelos pais adotivos, de Clark Kent, tornou-se um Anónimo jornalista, com identidade secreta e a sua “bandeira" é a luta pela justiça e verdade.

Participar no esforço dos EUA para vencer a segunda guerra mundial era o desejo do Capitão América. Como era um rapaz franzino, fisicamente frágil, não conseguiu ingressar no exército americano. Deixou-se em prol desta vontade extremada ser parte integrante de uma experiência tornando-se num “Super Soldado”.

Na adolescência ficou cego mas com uma audição de “radar”, o Demolidor, “o homem sem medo” é Advogado de dia e Vigilante noturno de um bairro nova-iorquino. 

Explosivo e poderoso assim é conhecido Hulk, o alter ego de Robert Banner. Cientista que foi atingido por raios gama enquanto supervisionava um teste de detonação. A força ou raiva internalizada fazem-no enfurecer e ter uma brutalidade descontrolada por isso vive retraído e sem estabelecer laços de relevo com ninguém.

Mandrake, ilusionista, apresenta-se de cartola e capa vermelha. Para combater os criminosos usa a hipnose instantânea aplicada com os olhos e gestos das mãos. Também utiliza poderes telepáticos. Quando executa estas técnicas, ilude os criminosos que ao olharem para as suas armas vêm um bouquet de rosas ou uma pomba.

Tarzan, filho de aristocratas ingleses que desembarcaram em África. Com a morte dos pais é criado por macacos. Por ter sobrevivido na selva desde a sua infância, Tarzan consegue comunicar com os animais e possui habilidades físicas superiores às dos atletas do "mundo civilizado”.

A capacidade de adaptação do ser humano às adversidades é por vezes inacreditável. Por detrás de uma imagem estruturada em força, agilidade, destreza, velocidade, reflexos rápidos, resistência, também se encontram vulnerabilidades.

Os ditos "fortes" têm fraquezas. Os designados "fracos" têm forças.
E será na conjugação destas características que reside a "fórmula": de que forma queremos viver e como queremos ser.

É importante que saibamos contornar as "ameaças" e "agarrar" oportunidades.

O verdadeiro herói é aquele que persiste quando “algo” parece estar perdido.




Por: Maria Aires e Sofia Moreira

Através de Técnicas comportamentais - cognitivas e Psicodrama pretende-se ajudar o doente no seu processo de lidar com a doença para que se torne mais Autónomo, com melhoria da Auto-estima e, consequentemente, da Qualidade de Vida.
   
Consultório: Latino Coelho 87, (Quintas-feiras das 13h às 18h) – Rua Latino Coelho 87, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário